- Área: 2464 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Paola Migoya
-
Fabricantes: CASTEL, Mabe, Sherwin-Williams, Tecnolite, Weitzer Parkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Bosque Alto encontra-se localizado em Avándaro, um lugar muito turístico, conhecido por seus grandes atrativos de ecoturismo, situado muito próximo ao Lago de Valle Bravo, ponto de encontro de muitas famílias que buscam escapar do estresse da Cidade do México, já que este local possui um encanto natural, com suas belas paisagens de bosques.
Atuando como eixo norteador do projeto para seu melhor aproveitamento, as incríveis vistas que possui o terreno situado num empreendimento exclusivo de Avándaro, orientaram o projeto Bosque Alto, que foi concebido pensando na convivência com a natureza. Isso se reflete na arquitetura, que aproveita ao máximo as vistas para o Lago que Valle de Bravo e Casas Viejas, aproveitando também a luz natural.
Apostou-se na proposta de um jardim frontal e um posterior, além de dois jardins laterais para, assim, criar a comunhão de todos os espaços em um único, abrindo a vista e criando a sensação de amplitude, com seus mais de 3500 m² de jardim comum, com a excepcional vista para o vale.
Optou-se por trabalhar com jogos de volumes, aproveitando os níveis para criar vistas incríveis, a rotação e sobreposição para buscar a melhor visão do Lago. Essas ações dão a esta casa de descanso um resultado compositivo de volumes limpos de modernos, que, ao mesmo tempo, parecem parte do entorno graças ao uso de materiais da região. Além disso, utilizou-se a madeira de Oyamel fixada nas fachadas, material ideal para aguentar as condições climáticas em qualquer estação do ano conservando sua imagem rústica, mas de alta qualidade visual.
Cada casa consta de um jogo de volumes que alojam as funções principais do projeto. Foram criadas três áreas diferentes: a área comum, onde se encontra a cozinha e salas de jantar e estar, frente uma ampla varanda de piso de pedra arqueológica, pensada para as atividades de reunião familiar ou social em integração absoluta com a floresta; a área privada, com três dormitórios e banheiro no térreo além de uma suíte principal com closet, varanda e vista panorâmica no pavimento superior; na área de serviços encontram-se um dormitório de serviço com banheiro, assim como o espaço de lavanderia. Cada um desse volumes foi pensado para ser um espaço ideal para aproveitar a paisagem e o ar fresco, sem deixar de lado o conforto e o estilo.
Bosque Alto, ao ser pensado como um projeto sustentável, possui painéis solares, coleta de águas pluviais que serão utilizadas para regar os jardins em épocas de pouca chuva, além de equipamentos de baixo consumo de energia e água.